31 de mai. de 2010

O curso chegou ao fim.....

Hoje passei por algo que me surpreendeu bastante , nao tem jeito,quanto mais vivemos mais aprendemos....
fui a um lugar e conversava com uma pessoa e uma senhora me olhava...eu nao conhecia ela...
de repente assim sem mais nem menos ela me perguntou se eu sou professora....
varias pessoas ao longo de minha vida ja me fizeram esta pergunta , devo ter este perfil ou se nao , talvez em outra vida ( para quem acredita )  , devo ter sido professora.
Eu respondi a ela que nao , que eu sou culinarista ,  e artesâ por vocaçao ja há muitos anos  e  ensino o que sei fazer.
Quando terminei de falar ela me disse : " Entao a sra é uma professora " pode nao ser pedagoga , pode nao ter uma formaçao academica , mais é uma professora na sua area, ja que ensina a quem nao sabe...
sabem que isto me deixou pensativa , realmente me senti uma auto-professora neste momento.
Conversando um pouco mais ela me disse que sem querer havia  escutado á conversa que tive com minha conhecida sobre os cursos.
Me senti orgulhosa de mim mesma de saber que tantas pessoas hoje em dia ganham seu dinheiro trabalhando com o que eu ensinei...
e ao mesmo tempo pensei , porque sera que ainda nao conseguimos fazer com que as autoridades dem ao artesanato a importancia que ele tem?...
Porque nunca ninguem se mexeu á nivel politico para alcançar conquistas para os artesoes?...
porque sera que nunca se levantou ainda um candidato artesao?....
Há muitos artesoes no Brasil com formaçao academica sim...
muito se fala na tv e net do artesanato, mais o verdadeiro valor ainda nao foi  dado , no fundo no fundo o artesao ainda é considerado aquele individuo que "  só faz isso " que nao quer trabalhar , que nao gosta de levantar cedo....
quantos nem imaginam que muitas vezes para cumplir com uma encomenda trabalhamos noite adentro , varando madrugadas e no dia seguinte ainda cuidamos de casa , filhos ,  marido etc.
Faço artesanatos ja há muitos anos , mais só agora me dedico totalmente e só agora posso lutar para conseguir conquistas para nos....
Vou ver o que posso fazer , para mim nao basta apenas comemorar o dia do artesao com festas e demonstraçoes...quero mais...
quero artesoes que sejam reconhecidos , nao basta apenas o governo e Sebrae  oferecer montar sua propria empresa se nao se tem o apoio devido , nao basta apenas anunciar grandes exposiçoes de grandes pintores , é preciso organizar tbm exposiçoes  de pequenos artesoes para que vendam seus produtos ás classes com menos poder adquisitivo  e assim possam crescer.
Há produtos feitos por artesoes que sao verdadeiras obras de artes , e se tivessem o apoio devido , poderiam ser vendidas a  preços bem melhores e ate exportados gerando receita para muita gente.
È preciso que a midia ajude mais....há gosto diferentes , e o que vc nao gosta , eu posso gostar e comprar...há muita diversidade dentro do artesanato.
A propaganda em televisao alcança preços absurdos para anunciar um produto , deveriam ser criadas tarifas ao alcance  dos artesoes , para  tbm poder anunciar seus produtos...
Pois agora me decidi , vou lutar para conseguir conquistas para nossa classe...nei sei ainda por onde vou começar...só sei que vou começar...
quem estiver a fim de ajudar nesta empreitada por favor comente aqui...
sera que um novo horizonte para os artesoes esta se abrindo?...
Deus ajude e  que seja assim....
Este foi meu momento de hoje....algo que surgiu assim depois de uma simples conversa...simples mais significativa vcs nao acharam?....que luz foi esta que se ascendeu de repente dentro de mim?...
Sei que esta noite talvez durma bem tarde só pensando , pensando e amadurecendo esta ideia que acabou de nascer ,só peço que Deus mande pessoas que tbm apoiem...
Por hoje é só...pense , reflita....esta a fim de começar esta luta?....se sim me avise...
Boa noite a todos as amigas/os...obrigada...

1 comentários:

Bronye 6/01/2010  

Olá Miga !!!

Mas é claro você ensina,você é professora sim,pode ter certeza,uma Mestre,e não falo para agradá-la.Qto a arte,artesão é ""artista"" e como artista,ele deve ter apoio ,como tem os demais na área.E nosso Brasilzão é um país da arte,naturalmente....Vou enviar para uns politicos essa sua idéia,pois certamente ele teria apoio de muitos.Sabe odeio politicos,mas só atravé deles ,algo se faz.Deve ter alguma entidade que defende e representa os artesões.Vou ver depois te digo.Outra coisa!!
Você escreve tão bem.....consegue por seu pensamento em palavras,UMA ARTISTA E MESTRE!.

BJÃO
Cleuza

Related Posts with Thumbnails

Passe o mouse no gatinho...


  ©